Processos de Formação sobre uma ótica da Pedagogia da Afetividade
Artigo publicado no "V Colóquio internacional de educação"
RESUMO
O processo educacional deve acontecer pela via do afeto, onde a liberdade de criação e a pesquisa são seus principais fatores. Este trabalho teve como experiência prática uma apresentação de teatro, um processo que partiu de um modelo matemático de progressão geométrica, e teve como base a relação de afeto entre educador e educando, mostrando que o modelo é apenas um entre muitos e que o indivíduo pode descobrir o saber a partir de uma releitura de sua história e do contato com as histórias dos outros. Tendo um trabalhador de uma empresa de estruturas metálicas como objeto de pesquisa, o trabalho procurou proporcionar a libertação do indivíduo e uma criação coletiva.
Palavras-chave: Processo. Formação. Afeto. Imaginário criativo. Teatro.
RESUMEN
El proceso de la educación necesita suceder a través del afecto, donde la libertad de creación y la investigación son sus principales factores. Esto trabajo ha tenido como experiencia practica una presentación de teatro, un proceso que vino de un modelo matemático de progresión geométrica, y se basó en la relación del afecto entre el educador y el estudiante, demonstrando que el modelo es sólo uno entre muchos y que el individuo puede descubrir el conocimiento desde una reiterpretación de su historia y el contacto de otras. Se tomo um empleado de una empresa de estructuras metalicas como sujeto de investigación. El presente trabajo busca proporcionar la libertación del sujeto y una criación colectiva.
Palabras clave: Proceso. Formación. Afecto. Imaginación-creadora. Teatro.
Comentários