Teatro Renascentista- (História)

Renascimento: Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Com origem no Humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores do mundo clássico greco-romano. O ideal renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. A invenção da imprensa contribuiu na disseminação das idéias. O espírito de inquietação estende-se à geografia e à cartografia, e o impulso de investigar o mundo leva às grandes navegações. O Descobrimento do Novo Mundo, proporcionou progressos técnicos e conceituais, além de questionamentos que abrem caminho para as reformas religiosas.



Personagens Importantes:

Em oposição aos preceitos clássicos nasceu a comédia renascentista denominada Commedia Dell’Arte que teve sua origem na Itália, caracterizou-se por utilizar essencialmente a linguagem do povo e representou a glória do Teatro Italiano no Renascimento.
A etimologia da palavra traduz-se em Teatro de Ofício. Nas peças não se usavam textos, mas roteiros e histórias. Aos atores caberia improvisar. Equipados com um simples cavalete, acoplado a uma carroça, para carregar as roupas e acessórios, iam parando em todas as cidades e muitas vezes eram disputados pelas cortes, alguns grupos ficaram muito ricos.
Abriu-se um caminho para a mais fascinante época da hegemonia do ator e do improviso. Isto fez com que as ações se tornassem muito vivas e verdadeiras.
Os gestos e as inflexões da voz casam-se sempre com o propósito do teatro. Os atores possuem total liberdade em cena. Dialogam e agem naturalmente, e essa naturalidade era imbuída de alta dose de verdade. Tal forma de teatro, exigia dos atores grande preparo físico.
Dessa forma exercitavam-se diariamente e, devido a isso, não encontramos atores muito velhos. Essa forma de teatro caracteriza-se pela movimentação intensa e pelo rompimento com a proposta clássica, elitista e literária.
Cada história repetia as mesmas personagens: Arlequim, Columbina, Pantaleão, Esmeraldina e outros que atendessem às exigências regionais.
Sua duração compreendeu meados do século XVI até meados do século XVIII e exerceu uma influência muito grande no mundo. Os atores dessa forma de teatro faziam parte de companhias itinerantes que viajavam pelo mundo.
Aspectos importantes:
•Precedentes;
•Argumentos;
•Personagens;
•Improvisação;
•Técnicas de Apresentação.
Por fim podemos considerar a Commedia Dell’Arte como um formidável surto de teatro popular que utilizou-se da linguagem coloquial do povo e ofereceu ao ator total liberdade de criação.

Comentários

Anônimo disse…
legal... usei tudo que estava escrito para fazer meu trabalho, isso foi muito bom obrigado.
Anônimo disse…
Adoro estudar e pesquisar POIR ESSA RAZÃO amei o conteúdo do site .... para mim foi muito útil.. obrigada
Anônimo disse…
o texto esta falando sobre o renascimento no teatro ?
Anônimo disse…
Vwl pelas respostas.
Anônimo disse…
Vlw msm cara!!!!
Anônimo disse…
é bom que isso de uma nota boa
Anônimo disse…
Mara d+
Anônimo disse…
Você poderia ma dizer as peças mais importantes do renascimento?
Anônimo disse…
Gostei muito desse texto pois tinha que fazer uma apresentacao e agora ficou bem melhor de se elabora.Agora e so brilhar para meus colegas.E encinalos sobre o TEATRO RENASCENTISTA
Anônimo disse…
valeu pelo texto agora eu terminei meu trabalho de artes :)
Anônimo disse…
meu muito legal o texto, sou ator em formação e vim para net pesquisar mais sobre o teatro renascentista principalmente a Comédia Dell'Arte, com certeza é o que dizem nos outros comentários...muito bom! vlw! break a leg, a lot of shit for us.
Anônimo disse…
Ai q delicia
Anônimo disse…
copiei espero que eu tire notas altas hihihi

Postagens mais visitadas