Teatro Grego (Início e estrutura física)

A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" (theastai). A representação de uma personagem, a imitação de outro ser, como disse Aristóteles, “é uma prerrogativa do próprio homem”.
Theatron: é o auditório propriamente dito.
Orchestra: local onde o coro cantava e dançava.
Eisodos: os dois acessos laterais para o coro entrar e sair de cena.
Skene: palco onde os atores atuavam.
Mechané: grua ou guindaste para elevar atores.







O tempo foi essencial para o amadurecimento das idéias dos homens. A contribuição de gênios possibilitou que o homem embarcasse nas filosofias, num processo de criação que não parou.
E assim, surgiu a história cronológica do teatro, que apresenta personalidades importantes para o crescimento dos conceitos e das filosofias humanas. Homens iluminados que se completaram, que juntos fizeram a história acontecer de forma fácil, veloz, onde e quando quiseram, mesmo com todas as barreiras impostas pelos homens estagnados e mesmo com todo o atraso da ciência e da tecnologia humana.

Situada no sul da Europa, ocupando uma península de relevo acidentado e um arquipélago no mar Egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu para além de seus limites geográficos. Sua história costuma ser dividida nos períodos Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

(O Mundo Helênico)

A partir do ano 2000 a.C., aqueus, jônios, eólios e dórios começaram a se estabelecer nas áreas que ficaram conhecidas como Grécia antiga. Conquistando populações já existentes nessas regiões (cretenses e micênicos, entre outros).Esses povos estão entre os principais formadores dos helenos (povo grego) – uma mescla de etnias e culturas que, ao longo do tempo, por intercâmbios socioculturais, foi adquirindo certa unidade.

Entre as características da religião grega podemos citar o politeísmo (o culto a vários deuses) e o antropomorfismo (forma e comportamento semelhante aos seres humanos). Além dos deuses, os gregos reverenciavam os heróis, os semideuses e os espíritos dos antepassados. Os cultos, eram conduzidos por um sacerdote e consistiam em orações e sacrifícios de animais. Os gregos também criaram um rico conjunto de mitos (mitologia).

Entre os séc. V e IV a. C., período clássico da história grega, viveram em Atenas artistas e intelectuais que se destacaram em diversos campos, como o teatro, a arquitetura, a escultura, a filosofia e a história. Todas essas expressões artísticas eram artes públicas, patrocinadas pela cidade- Estado para a comunidade. A arte estava presente na vida cotidiana das pessoas, encontrava-se nos templos, nos teatros, nos cemitérios...

O Teatro grego desenvolve-se na Grécia, no século VI a.C.; Nasce nas celebrações em honra ao deus Dionísio (Dioniso) para os gregos e Baco para os Romanos;

Dionísio deus do Vinho; Embriagues; Fertilidade; Plantação; Alegria; Sensualidade;
Agradeço o auxílio de Marcelo Carvalho e Wellington Carbogim.

Comentários

Postagens mais visitadas