Eva Nil


Revista carioca "Cinearte", editada por Gonzaga e pelo crítico Pedro Lima, principal referência sobre cinema no Brasil nos anos 20 .

Eva Nil, nasceu no Cairo em 25.06.1909. Era filha de Italianos, mas foi em Cataguases, Minas Gerais, que foi criada e desenvolveu seu talento.
Foi a estrela maior dos primeiros dois filmes produzidos pela Phebo Sul America Film em Cataguases. Os filmes são: "Valadião, o cratera" em 1925 (curta) e "Na primavera da Vida" de 1926 (longa). Ambos com direção de Humberto Mauro.
Cataguases MG
Mais informações: cataguasesarte.blogspot.com


Era filha de Pedro Comello que a fotografou em todos os seus trabalhos, o mesmo dirigiu o curta "Senhorita agora mesmo", em 1928, pela Atlas Film de Cataguazes, da qual era dono.
Seu último filme foi "Barro humano", em 1929, com direção de Adhemar Gonzaga, produzido no Rio de Janeiro pelo grupo de Cinearte.
Nenhum dos filmes citados acima existe mais e não foram mostrados comercialmente, as exibições foram "privês" mostradas em Cataguases e algumas cidades vizinhas. "Senhorita agora mesmo", teve sua estréia em 25 de janeiro de 1928 no Cine-theatro Recreio e chegou a ser exibido no Cine Glória do Rio de Janeiro, e nada mais que isso.
Ela abandonou o cinema para assumir o lugar do pai no estúdio de fotografia.

Comentários

Postagens mais visitadas