Teatro Medieval

Teatro Medieval

A Arte Medieval:

Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a Igreja Católica exerce forte controle sobre a produção científica e cultural.

Temas importantes da Era Medieval: Feudalismo; Cruzadas; Inquisição; Peste Negra.
Essa ligação da cultura medieval com o catolicismo faz com que os temas religiosos predominem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.
Em todas as áreas, muitas obras são anônimas ou coletivas.
Neste período o teatro sofreu perseguições.
A Igreja não via com bons olhos a concorrência que os espetáculos, jogos e diversões de toda espécie faziam às festividades religiosas.
As atrizes passaram a ser equiparadas às prostitutas... Os “histriões” (comediantes, atores) não podiam receber a comunhão e os padres e leigos estavam proibidos de assistir peças teatrais sob pena de excomunhão (expulsão da Igreja).
A atividade teatral se reduziu a brincadeiras (saltimbancos) na praça e nas feiras, para diversão do povo. Mas foi a própria Igreja quem veio a reconhecer a validade do teatro, usando-o para sua pregação. Assim, surgiram pequenas peças chamadas de “mistérios”, representadas nas portas
das Igrejas, lembrando as principais passagens do Evangelho.
Lembrança disso são as representações da paixão, que perduram até nossos dias.
Apesar de o teatro escrito no modelo greco-romano ser proibido pela Igreja Católica, a manifestação teatral sobrevive no início do período medieval com as companhias itinerantes de acrobatas, jograis e menestréis.
A partir do século X, a Igreja adapta-o à pregação católica e às cerimônias religiosas.
Espaço cênico medieval - O interior das igrejas era usado inicialmente como teatro. Quando as peças tornaram-se mais elaboradas e exigiram mais espaço, passaram para a praça em frente à igreja. Palcos largos deram credibilidade aos cenários extremamente simples.
Uma porta simbolizava a cidade; uma pequena elevação, uma montanha; uma boca de dragão, à esquerda, indicava o inferno; e uma elevação, à direita, o paraíso. Surgiram grupos populares que improvisavam o palco em carroças e se deslocavam de uma praça a outra.
Dramas litúrgicos são encenados nas igrejas, depois se desenvolvem outras formas, como milagres, mistérios e moralidades. As encenações passam a ser ao ar livre por volta século XII e se estendem por vários dias.
O Martírio de Santa Apolônia

Aos poucos, os espectadores assumem papéis de atores, conferindo às apresentações um tom popular. Uma das primeiras obras independentes da liturgia é a francesa Le Jeau d’Adam (1170). Nessa época os textos, em geral, são anônimos.
No século XIII, na Espanha, surgem os autos, peças alegóricas que tratam de temas alegóricos, encenadas em palcos provisórios.
A proibição, pela Igreja, da mistura de temas religiosos com profanos provoca o aparecimento das comédias medievais, totalmente profanas.
Uma peça importante é a Farsa do Mestre Pierre Pathelim, do século XIV, que mostra advogados e juízes como trapalhões sem caráter.
Na França, a primeira sala permanente de teatro é aberta no início do século XV.
A primeira companhia profissional da Inglaterra é montada em 1493.

O teatro medieval (séc. IX ao XV) rompeu laços com a cultura Greco-Romana e pode ser classificado como religioso fundamentado no Cristianismo.A intenção do drama litúrgico foi a de mostrar Deus na vida cotidiana, fixando na memória dos fiéis a história sagrada e a vida de Cristo. A Religião, dessa forma, une-se ao Teatro. O objetivo da Igreja e, consequentemente dos padres, era o de salvar almas através do teatro e não o de trazer divertimento e prazer aos indivíduos. As representações eram feitas até mesmo por padres dentro das igrejas.

As peças contavam sempre passagens bíblicas ou referiam-se à festas religiosas como Natal, Presépio, entre outros. No objetivo de sempre promover a salvação das almas.
O afastamento dos padrões clássicos abriu ao teatro novas perspectivas e formas de encenar e interpretar.


Suas formas básicas são: Drama litúrgico, Mistério, Milagre, Moralidade, Laudas, Sotie, Farsa, Sermão Burlesco, entre outros.
Mistério:
Episódios da bíblia, eram longos, duravam mais ou menos uma semana, e possuíam momentos de descanso para a platéia.

Milagre: Representação de uma história na qual ocorre um milagre no final.
Eram retratadas a vida dos santos.

Moralidade: Não possuía personagens individualizadas. Eram, na verdade, representações de entidades abstratas com uma lição de moral bem definida. Essa era uma forma de teatro que possuía uma estrutura sólida e, até mesmo, a mais próxima do teatro moderno.

Farsa: Representações que não possuíam nada de litúrgico. Justamente devido a isso eram chamadas de Farsas. Constituía-se na representação de um simples fato com o objetivo de instigar o riso e a crítica. Não possuíam unidade de tempo nem de ação, mas possuía, por menor que fosse, uma unidade filosófica (fundo religioso ou cristão).


A primeira fase desse teatro foi, portanto, puramente litúrgica. Todavia com o passar do tempo as pessoas começaram a sentir a necessidade de um teatro mais vivo e dinâmico.
Começaram então a existir representações que aconteciam independentes de festas religiosas ou cerimônias. No século XVI, a Igreja sentiu a necessidade de proibir os padres de se exibirem em espetáculos, além de proibir representações teatrais em santuários. Em algumas regiões, o Cristianismo passou a considerar o teatro como um inimigo pessoal.
Podemos afirmar que o Teatro Medieval não encontrou uma expressão bem definida, embora seu gênero principal fosse a moralidade. Foi um Teatro fraco e voltado para o fracasso.

Agradeço o auxílio de Marcelo Carvalho e Wellington Carbogim.

Comentários

Anônimo disse…
adoreiii o que você escreveu. bem detalhado, o que eu realmente estava proucurando. obrigada.
Anônimo disse…
muito obrigado por me ajudar cm seus comentarios...........
KAÇULA FADINHA disse…
VC ME AJUDOU MUITO,,,,,,,,,,,...............
caminada disse…
Parabéns, Ronan. Importante e muito bem escrito o artigo sobre Teatro Medieval.
Trabalho com história da dança e essas manifestações teriam, posteriormente, muita importância para o desenvolvimento do ballet renascentista. E as ilustrações são maravilhosas. Obrigada.
Eliana Caminada
Anônimo disse…
ameiiiiiiiiiiii
Anônimo disse…
valeu pir ter me ajudafo cinceramente eu naun sabia nada desse assunto vc explicou muito bem mesmo ..
Anônimo disse…
Alguém poderia me dizer o nome da terceira obra?
Anônimo disse…
Alguém poderia me dizer qual é o nome da terceira obra?
Anônimo disse…
Alguém poderia me dizer qual é o nome da terceira imagem?
Anônimo disse…
vc me ajudou muitooooooooooo!!! obg!!!
Anônimo disse…
bem interessante :)
Anônimo disse…
Entendi o seu ponto de vista e confesso que tem variada informação, que está bem tratada e interpretada. Só acho que deveria mudar a sua opinião para o facto do Teatro Medieval ter sido de fracasso, considerado, por si, um teatro fraco. Não é de todo um teatro fraco, foi sim herança de antepassados teatrais cujo foco foi a religião, inserido num caráter pedagógico e didático.
Anônimo disse…
vlw ae minha professora usou esse texto kkkkkk mais ele passou 21 perguntas sobre o texto ajudou mt man.

Postagens mais visitadas