Teatro Renascentista Parte II (Teatro Elizabetano)

No decorrer dos séculos XIV e XV o comércio começou a florescer no mundo todo. Todos os reis, inclusive Henrique VIII (rei da Inglaterra), iniciaram uma política de intenso apoio ao crescimento do comércio. Entretanto Henrique VIII, nessa mesma época, rivalizou-se com a Igreja Católica no intuito de criar o Anglicanismo em seu país. Essa briga religiosa rendeu guerras durante algum tempo. Assim podemos presenciar, nessa época, um atraso cultural da Inglaterra, visto que, enquanto preocupou-se com guerras religiosas, o resto da Europa desenvolveu-se muito culturalmente.
No século XVI assume o trono a Rainha Elizabeth I (1558- 1603) que começou a ajustar e apoiar significativamente a cultura inglesa e, principalmente, a produção teatral. Dessa forma o teatro começou a crescer e a tornar-se cada vez mais popular. As companhias aumentaram em número e importância, e a maioria delas passou a ter formação estável. Essa situação foi favorecida por uma ordenança real, segundo a qual só poderiam fazer turnês pelo interior as companhias que gozassem da proteção de um nobre. Contando com patronos e protetores nos círculos da corte e da nobreza, atores e dramaturgos já podiam apresentar-se diariamente salvos dos ataques dos puritanos. Interpretavam para uma platéia bastante heterogênea, embora as classes superiores constituíssem a grande maioria. Várias eram as companhias que possuíam essa proteção de um monarca: “Homens do Conde Pembroke”, “Cômicos do Conde Leicester”. A companhia que Shaskespeare atuava não só como ator, mas também como escritor era “Homens do Conde de Pembroke” que estava sob o patrocínio de James de Burbage, e que posteriormente ficou sob a guarda de Henry Carey, Lord Chambelan, primo da rainha. Com tão importante apoio, a posição dos atores junto à corte, que já era boa, melhorou ainda mais. Com freqüência eles passaram a atuar até mesmo para a própria Rainha Elizabeth. Esta gostava muito da companhia e, em especial, de “Penas de Amor Perdidas”, uma peça em que Shakespeare narrava uma elegante história de amor. O acesso à corte permitia ao jovem dramaturgo a observação do mundo dos nobres e políticos, pelo qual sempre possuiu interesse. Certamente isso o ajudou muito nas obras em que abordava esse tema. A grande maioria das obras de Shakespeare foi produzida no período em que a Inglaterra, governada durante 45 anos pela Rainha Elizabeth I, consolidou sua posição de grande potência econômica e política. O reflexo do desenvolvimento atingiu as esferas culturais, possibilitando o surgimento dos “talentos universitários” – entre os quais Cristopher Marlowe – antecessor de Shakespeare e Bem Jonson.

Precursores e contemporâneos de Shakespeare:
•John Lyly (1554- 1606): Autor de Pastorais (Bucolismo)
•Cristopher Marlowe (1564- 1593): Autor de peças trágicas
•Thomas Kid (1558- 1594): Grande influência sobre Shakespeare
•Ben Jonson (1572- 1637): Grande amigo de Shakespeare
•Robert Greene (1560- 1592)

Willian Shakespeare
Dramaturgo e poeta inglês (23/04/1564- 23/04/1616). Destaca-se entre os mais importantes da história do teatro. Nasce em Stratford-upon-Avon, onde faz os primeiros estudos. Pouco se sabe a respeito de sua vida até 1591, ano em que se muda para Londres. Entre 1590 e 1594 redige a primeira peça, A Comédia dos Erros. Ainda nessa época escreve 154 sonetos, considerados até hoje os mais belos e mais importantes da língua inglesa. De acordo com os historiadores, conquista sucesso e fortuna com o teatro. Em 1594 é membro da companhia teatral de Lord Chamberlain, que representa na melhor sala de espetáculos de Londres. Marca com sua obra o teatro elisabetano, e suas peças, tragédias, comédias e dramas históricos, influenciam toda a produção posterior a ele. Entre suas tragédias mais importantes destacam-se Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, O Rei Lear e Otelo. Algumas das comédias mais encenadas são O Mercador de Veneza, A Megera Domada e Sonho de uma Noite de Verão. Em 1609 publica uma série de sonetos, dedicados a um rapaz e a uma senhora não identificados. Por volta de 1610, retorna à cidade natal, onde escreve sua última peça, A Tempestade, em 1613.

23/04/1564- Nasce em Stratford- on- Avon
Nov./ 1582- Casa-se com Anne Hathaway
1592- Dramaturgo
1594- Ator
1597- Adquire uma vida financeira extremamente confortável e compra casas e terrenos em Stratford
1603- Sócio do Globe Theatre, em Londres. (Era um hotel que possuía um teatro, mas não era um local muito apropriado para produções teatrais.)
23/04/1616- Morre em Stratford- on- Avon
Willian Shakespeare escreveu cerca de 154 sonetos dos mais belos de toda a Literatura Inglesa. Escreveu também cerca de 37 peças teatrais.

Características das peças de Shakespeare
•Ausência de unidade de tempo e lugar no sentido clássico;
•Enredo principal e sub-enredos;
•Distinção não rígida de gêneros (Emtragédias possuem cenas de comédia ou vice- versa,...);
•Variação da quantidade de personagens (Ex: Em uma peça existem 12 personagens, já em outra existem 50);
•Gêneros mais utilizados: Tragédias, comédias, dramas históricos e pastorais;
•Versos brancos, rimados e prosa.2

Características do Autor
•Valorização muito grande do intelecto e da cultura, do “eu”. Sentimentos humanos e universais;
•Não questionamento de problemas políticos, sociais de uma determinada época. Justamente devido a isso sua obra nunca envelhece;
•Captura de todas as características do Renascimento;
•Reflete muito em suas peças o nacionalismo;
•Peças sem posicionamento político;
•Criação de personagens questionadores (Resgate ao Renascimento);
•Critica à injustiça, violência e ao erro, mas sempre entre os indivíduos, nunca entre classes sociais, políticas, etc. Trabalho muito grande do individualismo e inexistência de trabalho acerca da coletividade;
•Presença da HYBRIS ( a maioria dos personagens de Shakespeare apresentam a característica do orgulho: Romeu, Hamlet, Rei Lear,...)
•Seus personagens possuem o destino em suas mãos. As ações são dos próprios personagens; todos eles possuem livre- arbítrio;

Comentários

Vampira Dea disse…
Eitha parte boa da história do teatro , rsrsrs

Postagens mais visitadas